23 de mai. de 2010

Ficção Cientifica

Ficção Cientifica é um estilo literário criado em meados do século dezenove, em forma de livros abordando temas ligados aos avanços científicos no futuro, ou tratando de mostrar um futuro distante (ou não) sugerindo varias possibilidades para ele, ou mostrar um mundo atual com algum tipo de elemento inexistente, como uma maquina, uma arma, uma doença... Algumas baseadas na razão, outras puramente na fantasia.

Muitas das grandes obras cinematográficas que nós assistimos nas ultimas décadas foram de ficção cientifica, mostrando que alem de ser um tema “atípico” no gosto geral, não tem nada de complicado ao ponto que pessoas comuns não possam entender, ou não sejam capazes de apreciar, pelo contrario, provam que a ficção cientifica captura suas imaginações e as levam para lugares onde o impossível é só mais uma teoria ultrapassada.

Embora apenas o termo “Ficção Cientifica” seja amplamente aplicado em todos os filmes ou obras desse gênero, existem incontáveis sub-temas inclusos nesse estilo literário. Exemplo disso é o filme Alien em contraste com Blade Runner, o primeiro sendo Ficção Cientifica/Terror, e o segundo sendo Ficção Cientifica/Policial.


Deckard, é o caçador de androides replicantes do filme Blade Runner. Um classico do cinema de Ficção Cientifica com seu visual cyberpunk.

Se tratando de jogos eletrônicos, talvez seja esse o tema mais abordado. Desde os tempos remotos do vídeo game que jogos com essa temática fazem a cabeça dos jogadores, exemplo disso é o clássico Space Invaders lançado em 1978. Nele você comandava uma nave espacial, combatendo frotas de naves invasoras oriundas de algum lugar do universo. No decorrer das décadas, outros jogos surgiram para aumentar ainda mais a biblioteca de títulos baseadas nesse assunto.

E se a ficção cientifica tornou-se popular nesses ramos de entretenimento, com o RPG não foi diferente. Um jogador regular de RPG sabe que este tipo de jogo surgiu essencialmente inspirado na fantasia medieval, influenciada por obras como O Senhor dos Anéis. Mas a ficção cientifica também chegou ao RPG (ou o RPG chegou a ela...) e foi muito bem sucedida. O mais famoso sistema de RPG a usar este tema amplamente, com livros inteiramente dedicados a ambientações futuristas, sem duvida foi o GURPS.

O GURPS trouxe ao RPG diversas obras do cinema, como Star Wars, Star Trek, e obras originais como GURPS Cyberpunk, GURPS Time Travel, GURPS Reign of Steel e muitos outros. Posteriormente, o tema foi abordado por outros sistemas, tendo títulos lançados para D20, como as robustas versões de Star Wars.


Os RPGs eletrônicos também tornaram-se adeptos da ficção cientifica. As vezes jogamos vários deles sem ao menos perceber que ali há a ficção cientifica. É o caso da serie Final Fantasy (do sete em diante), que mostra mundos fantásticos onde a magia é algo comum, e a tecnologia “impossível” é apresentada das mais variadas formas, talvez apenas por estética, ou para dar um toque a mais na obra, não sei. Mas o resultado final nos faz passar horas das nossas vidas em frente ao monitor, e não percebemos que ali há ficção cientifica.

O mesmo se aplica a muitos outros títulos, como Star Ocean, Rogue Galaxy, sendo a grande maioria deles de origem japonesa. –Os japoneses parecem ser os mais atraídos pela ficção cientifica, vemos isso em seus games, animes e seriados de TV (Tokusatsus).

O que é Ficção Cientifica?

Este é o grande dilema para os amantes da ficção. Há pessoas que defendem a idéia de que é ficção cientifica apenas as obras cujas sugestões ou deduções sejam fundamentalmente justificadas por um principio cientifico possível, já outras que defendem que o conhecimento cientifico não é importante, e sim a imaginação e criatividade.

De fato, existem obras do gênero, como os livros de Isaac Asimov, que apresentaram (e ainda hoje apresentam) uma visão impressionante do futuro. Em seus livros, Isaac Asimov basicamente sugeriu que as pessoas pudessem habitar locais fora da Terra, e que elas teriam robôs como utensílios domésticos, ajudando-as em seu dia a dia de forma pacifica e estável. Você deve estar pensando “mas isso até eu já imaginei”, só que quando Isaac Asimov sugeriu tais futuros em seus livros, ainda não existiam naves espaciais, colônias espaciais, não existiam robôs e a palavra “robótica” criada em suas obras para nomear o ramo que estudava os robôs também não existia, e hoje essa palavra é exatamente aquilo que ele sugeriu.

Vivemos em um mundo rodeado por maquinas que nos ajudam todos os dias, temos homens vivendo fora da Terra e caminhamos para um futuro bem parecido com os descritos por Isaac. Esse é um exemplo de ficção cientifica baseada na ciência.

Há obras bastante conceituadas, como as de H.G. Wells, autor de ótimos livros de ficção cientifica, porém, não totalmente fundamentadas na ciência. Uma de suas obras, A Maquina do Tempo (que também foi adaptada para o cinema), mostra a historia de um homem que tenta mudar o destino, usando uma maquina do tempo. Seria uma obra perfeita para todos os amantes da ficção, se não fosse pela falta de detalhes sobre o funcionamento da tecnologia mostrada na obra. H.G. Wells não se importou em descrever como sua maquina funcionava, seus princípios lógicos e científicos que tornavam possível a viagem através do tempo. Isso originou a pergunta sobre o que realmente é ficção cientifica ou fantasia.

Eu particularmente defendo a criatividade e imaginação acima de tudo. Levando em conta que dentro de cada um de nós há um cientista, podemos teorizar varias coisas e aplicá-las a uma obra, sejam essas teorias baseadas numa ciência lógica ou não. Claro que o conhecimento sobre as ciências ajuda bastante, mas não é o requisito fundamental. Se certa maquina parece ilógica, ou surreal demais (como o Delorean de De Volta Para o Futuro) para existir e funcionar, e daí? Todos nós adoramos as aventuras de Marty McFly e do Doutor Emmet Brown, e no filme o Delorean funciona muito bem.

Mas como determinar o que é ficção cientifica ou não? É uma questão individual, cabe a você decidir.

Os Sub-temas na Ficção Cientifica

Como já foi dito antes, existem diversos sub-temas incluídos dentro da ficção cientifica. Na verdade, a ficção cientifica pode ser agregada a qualquer outro tema, sendo ela percebida apenas na ambientação e refletida na cultura das pessoas nesse mundo ficcional.

Se pararmos para analisar, poderíamos perceber que muitos dos filmes que vemos nos cinemas possuem traços da ficção cientifica, mas são classificados como apenas Ação, Terror... Podemos pegar exemplos bem conhecidos, como Alien (FC – Terror), Exterminador do Futuro (FC – Ação), Matrix (FC – Ação), Star Wars e Star Trek (FC – Fantasia Espacial), Robocop (FC – Policial) entre muitos outros, mostrando que não há restrição quanto aos tipos de temas que podem ser agregados a ficção cientifica.


Poster do classico Star Wars: Uma Nova Esperança. Fantasia ou Ficção? Nós não nos importamos com isso. E você?

Ficção Cientifica no seu jogo. Por que não?

Falando no RPG Maker, a ferramenta mais usada entre os amadores (ou não) para dar vida a suas criações, está afogada em uma já bem saturada temática medieval. Não que o Fantasia Medieval seja algo chato, pelo contrario, é fascinante, mas é bem difícil criar uma historia que não seja parecida com outra já existente, pois já é um tema bastante abordado há muitos anos.

Embora a Ficção Cientifica possa ser um tema considerado bastante usado por filmes e jogos, é uma área onde a sua mente está livre de qualquer regra ou lei, pois ela aborda fatos que ainda estão por vir, e não de coisas que SÃO ou já FORAM. O futuro ainda não existe.

Não interessa se sua obra é inteiramente baseada em fantasia ou ciência, apenas deixe sua mente viajar livre. O método de criação é basicamente o mesmo de qualquer historia, onde devemos criar uma ambientação robusta o suficiente para dar suporte a uma ou mais historias.

Muitos roteiristas já escrevem historias de ficção cientifica sem perceber. Não são raros títulos onde há personagens com aparatos tecnológicos, ambientações “tecno-medievais” mesclando tecnologia aos traços arquitetônicos típicos da fantasia medieval, muitas vezes também aliados ao uso da magia. Mas, são raros títulos onde a ficção cientifica é tratada com seriedade, mostrando um ponto de vista pessoal sobre algum aspecto social atual, exageradamente impactante no futuro.

As melhores obras da ficção foram aquelas cujas historias apoiaram-se em futuros conseqüentes as ações atuais da humanidade, ou futuros alternativos caricaturescos, mostrando civilizações perfeitas demais, ou extremamente decadentes, como uma proposta ou alerta subliminar por traz de cada uma dessas obras.


Mas lógico, entre essas obras conceituadas também há aquelas sem objetivo algum quanto a criticas sociais ocultas, pelo menos não como proposta central. Focam na fantasia em sua forma mais surreal, mostrando lugares muito distantes e independentes de qualquer influencia de nosso mundo, como a galáxia muito distante da saga Star Wars, por exemplo, ou as viagens interestelares da tripulação da Enterprise, em Star Trek, que embora seja defendida como ficção cientifica e não fantástica, nos mostra uma tecnologia que muitas vezes parece estranha ou impossível de ser concebida, mas que funciona muito bem na obra. Quem se importa? Eu não, pelo menos.

Se usada com criatividade, a ficção cientifica pode adicionar muito ao seu jogo, deixando-o ainda mais interessante e inovador. Não é nada difícil ou limitado como se pensa, mas como qualquer outro tema, você precisa estudar sobre o que se vai escrever, para evitar falhas ou imprevistos que possam acabar com todo o seu trabalho antes mesmo dele começar.

Então, desative o piloto automático da sua mente, e deixe a imaginação comandar.

Paulo “SpeedRain” Rodrigo

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