3D&T é um sistema de RPG criado por Marcelo Cassaro, inicialmente baseado em animes e séries japonesas. Mas com o passar dos anos, o sistema ganhou novas versões, foi se aprimorando, chegando a uma 3° versão revisada, ampliada, e posteriormente turbinada, deixando de ser um sistema simples para se tornar um pouco mais complexo e abrangente.
Do meu ponto de vista, o 3D&T é simples para iniciantes, mas pode ser complexo para os mais experientes. Jogadores e Mestres veteranos com o 3D&T vão perceber que ele é extremamente maleável, sendo possível adequar suas regras a todo tipo de situação possível dentro de seu jogo. É isso que eu quase sempre faço.
Iniciantes no RPG devem começar pelo 3D&T, por que alem de ele possuir regras fáceis de aprender, também possui muito material disponível, desde livros e revistas oficiais, com adaptações de animes e filmes, à netbooks amadores na internet.
3D&T na Contos do Bardo
O motivo para eu estar apresentando este sistema é que ele será um dos sistemas oficiais da nossa revista. Isso significa que, ao longo de nossas edições vamos produzir material para este sistema, tais como aventuras, regras, adaptações, ambientações e etc. Também vamos falar sobre os livros e suplementos disponíveis para ele, com resenhas sobre cada um, como as que verão ainda nesta matéria.
Quero jogar 3D&T, onde consigo os livros?
Em dois lugares possíveis: nas livrarias especializadas ou na internet. Eu recomendo que comprem os livros, uma vez que é bem melhor e pratico, podendo ser levados para qualquer lugar, mas encontrá-los à venda pode ser difícil hoje em dia, pois a antiga editora não os fabrica mais. Se for o caso, os livros podem ser conseguidos em versão PDF em diversos sites, o que lhe custará apenas alguns minutos de pesquisa.
Os Livros
Basicamente, há apenas um livro para se jogar 3D&T, chamado Manual 3D&T. Porém, há livros complementares essenciais para quem deseja uma gama maior de possibilidades, os chamados Suplementos.
Manual 3D&T: Revisado, Ampliado e Turbinado
Este livro de capa azul traz as regras básicas para o sistema de RPG, nele você vai encontrar explicações detalhadas sobre as regras, tipos de mundos, personagens, magias e raças fantásticas. O ponto forte deste livro é que suas regras podem se adequar a qualquer tipo de tema, dos medievais aos futuristas, pois o 3D&T é um sistema abrangente e independente. Esteticamente é um livro muito elegante, muito bem diagramado e ilustrado por artistas talentosos e bem conhecidos no mercado RPGista nacional. Fisicamente, ele é feito de um bom material, com capa semi-dura e papel resistente, mas que pode se estragar com uso indevido, o que não é bom para aqueles menos cuidadosos com seus livros. – O meu tem uns 4 ou 5 anos, e ainda está novinho.
Internamente, o livro tem 144 paginas e se divide em 12 capítulos. Traz informações detalhadas sobre o próprio sistema 3D&T, escritas pelo próprio autor, também traz textos explicando o que é RPG, suas origens, como se joga e etc. Ainda há uma breve introdução ao cenário de campanha oficial do sistema, Arton, ou Tormenta. Há explicações sobre construção de personagens, descrições sobre cada um dos cinco atributos básicos, e sobre os atributos secundários. Há uma vasta lista com Vantagens e Desvantagens muito bem descritas e explicadas, tal como a lista de Perícias e Magias, e também 28 raças jogáveis.
É um livro excelente, em todos os aspectos, e custa bem pouco, um preço sugerido de R$ 14,90, quase nada quando comparado aos livros básicos de outros sistemas.
Tormenta
Um suplemento indispensável para aqueles que desejam jogar aventuras em um mundo de fantasia medieval. Tormenta é o cenário de campanha oficial do 3D&T, Arton, e o mais conhecido entre os RPGistas brasileiros. Nele você vai encontrar descrições detalhadas sobre a ambientação, com lendas e historias sobre seus lugares e personagens, 9 raças jogáveis voltadas a fantasia medieval, como elfos, anões, minotauros e muitos outros, 11 Kits (classes) de personagens para serem escolhidos como “profissões” , dentre elas guerreiros, magos e paladinos. Há descrições sobre seus reinos, personagens, deuses e criaturas (mais de 100 delas!), com descrições e regras para uso em campanhas, ao longo de suas 160 paginas.
Arton é um mundo incrível e vasto, tão rico em detalhes que provavelmente você terá vontade de viver nele! Serio, eu digo isso por que o conheço!
Esteticamente, o livro segue o mesmo padrão de qualidade do Manual 3D&T, com ilustrações belíssimas de vários artistas, e também é feito de um bom material.
Manual dos Monstros e Manual do Aventureiro
Esses dois suplementos trazem material adicional para o cenário oficial do 3D&T, Arton. São mais de 200 criaturas e seres fantásticos (alguns deles jogáveis), e 170 tipos de heróis (classes) para serem escolhidos pelo jogador.
São dois suplementos indispensáveis que completam o quarteto básico necessário para se aventurar em Tormenta, ou em outros mundos, uma vez que por serem 3D&T, eles também são adaptáveis a vários outros mundos, exigindo apenas um pouco do mestre.
Outros Livros
Há ainda outros suplementos voltados para 3D&T, tais como a trilogia O Reinado, que trazem mais informações sobre o mundo de Arton, sendo estes uma boa pedida para serem usados juntos ao livro básico Tormenta.
Há também outros suplementos sem ligação com Tormenta, como o Só Aventuras, que traz aventuras prontas para serem jogadas em qualquer mundo medieval (incluindo Arton), e o suplemento U.F.O Team, que traz material para uso em campanhas modernas envolvendo serviço secreto, conspirações governamentais, mutantes e alienígenas, ao melhor estilo da ficção.
Paulo “SpeedRain” Rodrigo
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